Existe produção de energia solar em dias nublados ?

 

Sim! Um sistema fotovoltaico continua produzindo energia elétrica mesmo em dias de céu encoberto. 

 

É claro que nesse caso a eficiência energética diminui em razão da cobertura de nuvens.

 

Isso ocorre porque há uma relação direta entre a incidência de raios solares em uma placa fotovoltaica e a produção de energia. 

 

Uma maior incidência direta do sol na superfície das placas implica em uma maior produção de energia. 

 

Do modo inverso, uma menor incidência de radiação solar faz com que a produção de energia diminua.   

 

Apesar de o Sol estar encoberto pelas nuvens e não ser completamente visível, ainda é possível extrair energia solar em dias nublados, porque em todos os dias existe uma taxa de irradiação solar, ou seja, a incisão dos raios solares sobre a Terra. 

 

Porém, existem painéis solares desenvolvidos especialmente para situações como esta, uma vez que são capazes de aproveitar a incidência solar mesmo com a difusão causada por nuvens.

 

Em vista disso, com a geração de energia produzida pelo sol atrás das nuvens, torna-se mais fácil o aproveitamento regular, não só com a irradiação direta.

 

Como falamos acima, a produção de energia solar em períodos chuvosos ou nublados não deixa de existir.

 

Porém, seu grau de funcionamento fica entre 10% e 30%, pelo fato da maior concentração de nuvens prejudicar o desempenho de irradiação.

 

Por outro lado, é possível suprir a demanda através de cálculos realizados por empresas a fim de equilibrar as taxas para o maior desempenho dos painéis solares. 

 

Ou seja, embora o Brasil possua um alto índice de dias de sol, será necessário um pequeno acréscimo na geração de energia em dias de baixa.

 

Os painéis solares funcionam única e exclusivamente à base de irradiação solar. Logo que o Sol nasce até a hora de se pôr é possível aproveitar a energia solar. 

 

É claro que em dias nublados ou com muita chuva, quando não é possível ver nitidamente o Sol, a produção de energia será inferior à de dias ensolarados e com poucas nuvens.

 

fonte
https://pontosolar.com.br/
http://borealsolar.com.br/
https://www.solenenergia.com.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *