Aquecedor Solar

Aquecimento solar é mais fácil de se instalar do que se imagina, é um equipamento acessível e economiza sua conta de luz de forma drástica!


O aquecimento solar proporciona uma economia de até 50% na conta de energia elétrica, dependendo da instalação, da eficiência do aquecedor e de vários outros fatores, é claro!

De qualquer forma o investimento inicial retorna geralmente em torno de 18 meses, mas é fácil perceber que este prazo tende a diminuir uma vez que a possibilidade do preço da energia elétrica diminuir é extremamente remota.

Um sistema de aquecimento solar é composto por coletores solares e um reservatório térmico, também chamado de boiler.

As placas de aquecimento solar são produzidas em alumínio ou cobre e revestidas com uma pintura de cor escura, responsável pela absorção da radiação solar. Essa radiação é levada para tubos feitos de cobre que estão preenchidos por água. Assim, a água é aquecida e levada aos boilers. Esses reservatórios são isolados termicamente e armazenam a água para que você a use quando quiser, mesmo nos horários que não há mais luz solar.

É ideal que o reservatório seja instalado o mais próximo possível dos coletores solares, para evitar perdas. Caso isso não seja possível, pode-se utilizar uma bomba de calor, que leva a água de uma parte do sistema a outra.

O Aquecedor Solar funciona de noite ou em dias nublados e chuvosos?

A resposta é sim. Graças aos materiais utilizados na confecção do reservatório térmico, ele é capaz de armazenar a água aquecida por longos períodos de tempo.

Porém, quando há uma longa sequência de dias nublados e chuvosos, talvez seja necessário o uso de um sistema auxiliar de fornecimento de energia. Os aquecedores solares normalmente são instalados junto a um sistema auxiliar de aquecimento de água, que pode ser elétrico ou à gás.