O que é fonte renovável de energia? 

As energias renováveis são resultantes de recursos naturais que se renovam, ou seja, que são inesgotáveis. 

Entre as energias renováveis, estão a energia hídrica, maremotriz, geotérmica e as novas energias emergentes, como a energia solar, eólica e de biomassa.

Será que nós conseguiremos utilizar somente fontes de energia renovável no futuro? 

Precisamos investir em outras formas já conhecidas e viáveis de produção de energia: as fontes renováveis.

Como o próprio nome já diz, essas alternativas têm como matéria-prima recursos que não se esgotam, como por exemplo o sol e o vento, que não poluem o planeta e abrem caminho para um novo salto tecnológico na nossa infraestrutura urbana.

Com certeza estabelecer novos meios de tecnologias para podermos contribuir mais com o bem estar do nosso planeta. 

Energia solar fotovoltaica nada mais é do que a conversão direta da radiação solar em energia elétrica. Essa conversão é realizada pelas chamadas células fotovoltaicas, compostas por material semicondutor, normalmente o silício. 

Ao incidir sobre as células, a luz solar provoca a movimentação dos elétrons do material condutor, transportando-os pelo material até serem captados por um campo elétrico (formado por uma diferença de potencial existente entre os semicondutores). Dessa forma, gera-se eletricidade.

A energia solar é usada como um recurso renovável e que tem diferentes finalidades, dividindo-se em dois tipos, energia solar fotovoltaica e energia solar térmica.

A energia solar térmica consiste na transformação da irradiação solar direta em energia térmica e, consequentemente, em energia elétrica. 

As temperaturas alcançadas podem ser superiores a 1000°C, aquando a concentração dos raios solares diretos.

Para utilizar estas fontes, somos dependentes de tecnologias capazes de transformá-las em energia elétrica ou outra forma de energia utilizável por nós. 

O que hoje acontece é que alguns países concentram centros tecnológicos e zonas de pesquisa que detém invenções de equipamentos capazes de realizar este processo.

Em geral, são países ricos como os Estados Unidos, e por isso tanto se fala e promove a necessidade de transferência de tecnologia e cooperação mundial para que todos possam usufruir do que está sendo conquistado por nós, como humanidade, indiferente do limite territorial em que nos encontramos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *