All for Joomla All for Webmasters

Curitiba investe em painéis solares para economia de energia na sede da prefeitura

O Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba, será o primeiro prédio público a ter energia sustentável por meio da instalação de painéis fotovoltaicos. A ideia de ter energia limpa no local faz parte de um projeto de eficiência energética inscrito e contemplado em chamada pública da Copel Distribuição. O uso da energia solar, junto à troca da iluminação por LED irão gerar uma economia de, aproximadamente, R$ 220 mil ao ano.

A instalação dos painéis solares está prevista para acontecer até o mês de março do ano que vem, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Utilizando a energia solar, 128,81 toneladas de CO2 serão neutralizados anualmente e a capacidade de geração de energia pode chegar a 144 kWh.

Os envolvidos afirmam que esse projeto é um marco para Curitiba. A lei 15.277/2014, que permite a concessão de espaços públicos para a geração de energias renováveis é um incentivo para buscar outras fontes de energia.

Em Curitiba, um dia sem sol tem mais sol que na Alemanha, líder atual em energia renovável.

A Prefeitura de Curitiba está surgindo com várias propostas e projetos para divulgar e expandir o uso da energia solar fotovoltaica.

Por exemplo, é o Centro Cívico, um piso gerador de energia está sendo testado na ciclovia e na ponte sobre o Rio Belém. O piso tem capacidade de captar a vibração vinda das bicicletas e pedestres e, assim, converter em energia, que por sua vez, ilumina o trajeto.

De acordo com informações da Absolar, no Brasil, o crescimento da energia solar foi de 70% nos últimos dois anos.

Estima-se, então, que até o ano de 2030, essa fonte de energia seja responsável por 10% da matriz energética brasileira. Dessa forma, o crescimento da geração de energia solar fotovoltaica em Curitiba, atualmente, contribui para esse desenvolvimento.

Os dados gerados pelo Atlas mostram que 80% do Estado do Paraná tem um valor de irradiação solar considerado extremamente alto, capaz de compensar até mesmo os dias nublados.

 

Fonte: https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/curitiba-investe-em-paineis-solares-para-economia-de-energia-na-sede-da-prefeitura.html

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *