Com qual frequência devemos limpar nosso sistema fotovoltaico ?

Com certeza aquela pergunta já veio em nossas mentes: Com qual frequência preciso limpar os meus painéis solares? 

 

Neste breve texto iremos tirar algumas dúvidas sobre a manutenção do painel solar.

 

Os painéis solares instalados no seu telhado ficam sujos principalmente por causa da poeira e da poluição.

 

Em cidades como São Paulo, onde a poluição é significativa, os seus painéis podem ficar sujos em menos de 1 ano.

 

A manutenção dos painéis solares fotovoltaicos é muito importante, os painéis solares precisam ser limpos com uma determinada frequência, de modo que não percam a sua eficiência.

 

É certo afirmar que alguns proprietários não têm noção disso e desleixam-se na limpeza dos painéis solares. Se não fazem uma limpeza apropriada aos painéis, é garantido que irão se prejudicar financeiramente.

 

A pergunta mais frequente quando um cliente recebe uma nova instalação fotovoltaica no seu telhado é: com qual frequência devo limpar meus painéis solares? 

 

Bem, a resposta a essa questão varia de acordo com a localização e inclinação dos painéis, clima da região e substâncias que serão acumuladas. 

 

A frequência de limpeza vai depender da região onde você mora. 

 

Na maioria dos casos, a sujeira ou areia ao redor, a limpeza do painel solar geralmente não é necessária. Mas uma boa frequência é cada 3/6 meses. 

 

Por isso os profissionais responsáveis pela instalação devem levar em consideração todos esses fatores e prever uma frequência de limpeza para o seu sistema fotovoltaico.

 

Uma coisa é fato, os painéis precisam estar limpos para manter a sua máxima eficiência na geração de energia elétrica. 

 

Sujeira acumulada nos módulos, podem provocar a perda na eficiência dos painéis  

 

Antes de citar alguns equipamentos utilizados, devemos lembrar que você não deve subir no telhado por conta própria para fazer a limpeza, contrate profissionais especializados para isso.

 

Ainda que pareça ser uma ação simples, a atividade de limpeza dos painéis envolve uma série de cuidados específicos que devem ser tomados.

 

Se realizado de forma errada, a higienização pode danificar o painel solar. Além disso, se não for tomada a precaução necessária, há o risco de choque elétrico.

 

Nossa dica é que precipitação pode gerar prejuízos, prevenir de maneira correta e contar com a ajuda dos profissionais aptos para resolver o problema é com certeza a escolha certa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *